Páginas do Planeta. Click e descubra!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Politicamente Correto?

images

Ontem eu reproduzi uma piadinha um pouco sem graça que um humorista fez uma vez no Twitter e fui chamada à atenção. Disseram que não era politicamente correta… A piada não era boa, pensei. Mas, como eu sempre faço, continuei pensando e fiquei sem entender o motivo daquela bronca.

A piada era a do Gorila que o Danilo Gentili fez certa vez e o pessoal achou que fosse racista e tal sabe? Algo parecido com isso:

O King kong sai da floresta, vem pra cidade, pega uma loira e fica famoso. Quem ele pensa que é? Jogador de futebol?

Eu nunca entendi onde é que está o racismo nessa piada. Se a gente assimilar que o King Kong é um macaco e tem gente que associa negros à macacos, o resultado seria que só negros são jogadores de futebol famosos, ou que loiras só ficam com negros ou ainda que só negros conseguem vir para a cidade para ficarem famosos jogando futebol… E ainda assim não achei o racismo…

Talvez alguém que ler o que eu escrevi no parágrafo acima diga que fui racista porque usei a palavra “Negros” ao invés de “afrodescendentes”… Olha, na verdade, eu nem sei o que é ser politicamente correto, o que eu sei é que as palavras têm exatamente o significado que damos à elas e se eu der um significado prejorativo à palavra “negro” ( que é apenas uma cor, seja ela de pele ou de roupa) é esse o sinificado que ela terá.

O que eu quero dizer é que o preconceito está nas pessoas e que é inútil ficarmos procurando pelo em ovo, mesmo porque eu conheço uma série de pessoas que usam todas as palavras “politicamente corretas” da cartilha do Lula e que não contrataram um ótimo candidato para uma vaga importante porque ele negro e morava na Zona Leste. (é! isso foi mesmo uma indireta para um cara que lê o meu blog.)

Não sei como tem gente que ainda acha que ser politicamente correto é uma coisa boa. Se nós formos seguir pelo raciocínio da formação dessa expressão temos a palavra “politicamente” que é relativo à política… Por aí já é possível ver que o significado não pode ser dos melhores e a palavra “correto” que no contexto do nosso país está num campo semântico totalmente inverso ao da política exercida no Brasil… Vamos combinar né?

Só queria falar que antes de seguir uma cartilha escrita pelo governo LULA e achar que isso é a solução para o preconceito, pense bem, analise e leia um pouco mais… Pois não é!

Olhe em volta e preste atenção no caminho por que o Planeta não tem Retorno não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário