Páginas do Planeta. Click e descubra!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Política da Boa Vizinhança!

Danilo-Gentili-e-o-papai-noel
O que vocês acham disso? Política da Boa Vizinhança… Já começa com um nomezinho difícil Política. Eu acredito que isso seja uma praga altamente destrutiva que infesta a sociedade. O comediante Danilo Gentili recentemente publicou um post em seu blog (http://danilogentili.zip.net/) entitulado “ AÍ É QUE ESTÁ A GRAÇA!” em que ele descreve a profissão de humorista exemplificando situações para explicar a implicância dos brasileiros contra certos tipos de piada.
Segundo o humorista a sociedade brasileira está cheia de semicelebridades e de políticos ignorantes (termo meu!) que não têm segurança o suficiente para aguentar o peso de uma sátira. Eu acredito que o problema é mais estrutural do que isso. Eu acho que o problema não é só esse, para mim existe uma regrinha, uma etiqueta que dita sobre as atitudes da sociedade dizendo que você não pode atacar o outro nem atrapalhar seu vizinho porque senão ele puxa o seu tapete.
Nesse país só os bonzinhos e bem comportadinhos é que sobem na escada social por um simples motivo, não incomodam ninguém!
Sabe quando a gente faz aquela festa barulhenta já esperando que a polícia bata na nossa porta por causa do barulho e a polícia não vem?
É isso, o seu vizinho não chamou a polícia porque ele sabe que quando ele mesmo fizer uma festa assim você não irá chamar polícia também, como se você perdesse o direito de reclamar.
Em reuniões de condomínio, associações de moradores também acontece isso com frequência. Você  nem reclama de nada até o momento de pedir um favor. E assim vai, de situação em situação empesteando um país inteiro.
Eu cresci em Portugal e, alguns anos atrás, na europa houve um problema de preço dos combustíveis quando ameaçaram aumentar o preço da gasolina todos os motoristas de carga pararam mesmo contra todas as orientações dos sindicatos da categoria. Eles pararam, faltaram bens nos mercados e prateleiras ficaram vazias um verdadeiro caos econômico e a gasolina não aumentou. Os motoristas foram identificados e os sindicatos não retaliaram.
O que eu quero dizer é que as pessoas aki não sabem que podem reclamar, não sabem que têm direitos que ninguém tira deles e se comportam como macaquinhos adestrados sem saber que são peças chave na sociedade em que vivem.
Regras básicas dessa Política dizem que eu não devo reclamar quando o meu pão vem queimado na padaria, que eu não posso duvidar do professor, que eu não devo rir nem do outro nem de mim mesmo. Ou seja, não devo me movimentar nem gerar conflito.
Concordo com o Danilo em gênero e número porém não é só no mundo do Humor que vemos isso refletido. Essa situação está empregnada na sociedade do Brasil inteiro e em todos os meios profissionais ou não. A única coisa que me “fortalece” (como diria um amigo nosso) é saber que o tempo traz a evolução e que meus vizinhos me conhecem bem e sabem que comigo o buraco é mais embaixo.
Olhem para frente por que o Planeta não tem Retorno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário