Páginas do Planeta. Click e descubra!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Projeto Entrevistas parte 2

Começemos com as meninas, afinal “Ladies first” não é mesmo?
16745223_1
@JuhVeiga  à primeira pergunta que era sobre a motivação de escrever um blog responde assim:
Nem sei, acho que foi mais por seu uma forma de desabafar, escrever sobre a pressão do dia-a dia, o que se passa comigo, coisas assim.
Já @FabianaQueiroz
PODER RELATAR MEUS SENTIMENTOS SEM ME PREOCUPAR EM TER MUITO CUIDADO COM AS PALAVRAS
Os meninos têm opiniões e focos diferentes quanto à motivação na criação dos blogs:
@freedfogaca:
A principio é a vontade de compartilhar seu material na internet, fazer uma contribuição na rede, mas na verdade [quase] todos nos, já temos uma instinto intrínseco de querer ser popular, formador de opinião alheia, mas isso pelo menos não é o que queremos que pareça.
@kaiquasso:
Não sei explicar direito, mas sempre gostei de escrever. Sempre fui apaixonado por leitura, e deve ser esse, sem dúvida, um motivo que me faz gostar tanto de blogar. Tinha tanta coisa na minha mente, tanta opinião, tanta coisa para falar, que acabei querendo compartilhar um pouco do conhecimento que tenho.
Eu observei que os meninos são sempre mais funcionais quando o assunto é blogar, mulheres blogueiras sempre têm uma posição menos colaborativa e mais pessoal . Já tinha observado isso em leitura aleatória de blogs e esse foi, sem dúvida, o motivo de realizar a enquete. Claro que essa é apenas uma opinião gerada por leituras ALEATÓRIAS e pequenas amostras, nada cientificamente comprovado, pois não tenho essa intenção, minha intenção com esse trabalho é apenas apontar um comportamento que venho obervando ao longo de todo o meu tempo de blogueira amadora.
A segunda pergunta é sobre a inspiração. As meninas, mais uma vez, voltam-se para o que acontece ao redor e como são afetadas pelo ambiente:
@FabianaQueiroz:
MINHA VIDA EM GERAL, MAS PRINCIPALMENTE A PARTE AMOROSA
@JuhVeiga:
As pessoas a minha volta, o momento que eu estou vivendo, coisas do tipo.
Os meninos, nesse aspecto, não se diferenciam muito, mas ainda assim, têm como inspiração motivos mais funcionais do que pessoais.
@kaiquasso:
No começo foi bem difícil... Já tive um blog de notícias, de humor, um pessoal, um outro de humor e dois de cultura vernacular. Além disso, já pensei em ter um blog de notícias automotivas ou um de tecnologia. Fica difícil dizer, mas acho que o pop acabou que me atraindo de vez, e deve ser por isso que meu atual (e tomara o último) é sobre isso.
@freedfogaca
Alem de tecnologia, mas não escrevo sobre, o dia-a-dia, a sociedade e as pessoas em suas maneiras de agir, isso que me inspira a escrever minhas bobeiras.
A próxima pergunta é sobre a forma que esses blogueiros divulgam suas páginas ou se as divulgam. As respostas aqui deixam extremamente claro as diferenças entre os sexos quando o assunto é blog.
@FabianaQueiroz simplesmente responde que “Não”
@JuhVeiga: Não divulgo assim pra todos, mas deixo meu endereço no nick do MSN, no perfil do Orkut, e na assinatura do meu e-mail pessoal. Ai quem tiver interesse, lê.
@freedfogaca: Ah... Divulgo no meu twitter, que não vira grandes coisas, no facebook, no MSN, no skype... ae passa de boca a boca tanto de mim para outras pessoas, quanto de outras para outras, mas é difícil saber ao certo porque o propósito do meu blog é bem literário e o espaço de comentários é meio vago pras pessoas ficarem comentando “ah beleza isso ta legal” “ah legal seu texto” então eu não sei se tem tantas visitas ou não, mas eu tento... quem sabe escrever o link atrás da porta dos banheiros shopping por exemplo, ops! disse nada ein...
@kaiquasso: Por incrível que pareça, toda ou qualquer, tipo de divulgação não traz resultados tão bons quanto os esperados. Você perde seu tempo, se estressa e, dependendo do caso, ganha seu link na pasta de spam do Akismet. Existem também alguns diretórios que na maioria das vezes roubam seu tráfego, e que deixam seu cadastro acima do seu blog nas pesquisas.
Acho que a melhor forma de divulgação, não é parceria, não spam, não é isso e não é aquilo. A melhor forma de fazer seu blog ficar “famoso” é próprio tempo. Como o próprio Fábio Ricotta, do MestreSEO, disse uma vez, blogs são como vinhos; quanto mais antigos, melhor.
Mas sim, eu divulgo meu blog, e tento me promover através do Twitter. E claro, nunca consigo.
Independente dos resultados nas tentativas de promoção do trabalho blogueiro, os meninos sempre mostram um objetivo mais marcado e uma certa procura no sentido de divulgar a página.
As proximas perguntas referem-se ao movimento blogueiro de cada entrevistado quanto aos blogs que lêm e ao desejo de ter o seu blog conhecido e tornar-se um blogueiro profissional, sobrevivendo apenas desse trabalho para viver.
As repostas falam por sim:
Você gostaria de ficar famoso e viver do seu blog, sem chefe?
@JuhVeiga: Adoraria, seria muito bom.
@FabianaQueiroz: SERIA UMA BOA
@freedfogaca: Primeiro que eu já não nasci para trabalhar, então isso seria ótimo!
@kaiquasso: Esse é um dos meus grandes sonhos. Alias, acho que todo blogueiro quer somente isso: ganhar dinheiro com o Adsense do Google, tirar uma boa comissão no Submarino e ter sempre um post patrocinado para publicar.
Você lê outros blogs? Quais são seus blogs favoritos?
@JuhVeiga: Leio sempre o Planeta sem Retorno, o Durma Medo meu, o Pense por Mim, o Proibido Ler, e mais alguns dos quais eu não sei os nomes, rs.
@FabianaQueiroz: SIM, BLOGUEIRA INDISPONÍVEL
@freedfogaca: Ah leio sim, os que eu mais frequento são os Sedentário e Hiperativo, Acidez Mental, Não Salvo, Caixa Pretta e o blog da amiga Mônica, Atrás do Coelho Branco
@kaiquasso: Normalmente eu não tenho muito tempo para isso, mas quando estou meio ocioso dou um pulo no Notícias Automotivas, no Bobagento, no Uhull, no Insoonia e alguns outros que não me lembro agora. Além disso, também fico de olho no que a concorrência anda escrevendo... é sempre bom!
O que vc faria para que seu blog ficasse conhecido?
@JuhVeiga: Tentaria sempre atualizar com assuntos bacanas, criaria promoções, faria parceria com alguns blogueiros, coisas do tipo
@FabianaQueiroz: DIVULGARIA PARA O MÁXIMO POSSÍVEL DE PESSOAS E NAS MAIS VARIADAS FERRAMENTAS, COMO ORKUT, MSN ENTRE OUTROS
@freedfogaca: Acho que eu tomaria vergonha e faria um layout próprio e usaria um domínio tipo “.com” mas fora isso, acho que eu lançaria um livro com o conteúdo do blog, e daria um espaço pra uma divulgação amadora do pessoal que lesse
@kaiquasso: Taí uma pergunta muito boa. Acho que faria QUASE tudo que se pode imaginar. É serio!
Aguardem cenas do próximo epísódio! O assunto Twitter e os seus efeitos virá ná próxima série. Se você, honrado leitor, desejar responder essas perguntas ou não concordar com as minhas análises fique à vontade para me xingar por comentário ou por meu e-mail pessoal priscilaveiga39@msn.com.

Beijuis e prestem atenção no caminho porque vocês já sabem: O Planeta não tem Retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário