Páginas do Planeta. Click e descubra!

terça-feira, 30 de março de 2010

Efeitos Twitter cap 4

twitter3  
Desde de que o Twitter surgiu eu senti que alguma coisa iria mudar na rede e que o sentido de interatividade estava prestes a ganhar novos significados. E foi verdade.'Nunca antes na história desse país' (he he!) tanto se falou em internautas, interatividade e até mesmo em redes sociais. Notícias nunca foram divulgadas de forma tão rápida e tão democrática como agora e nunca uma rede social surtiu tanto efeito na vida das pessoas como depois do nascimento do passarinho Twitter.
Até a gigante da comunicação sucumbiu ao pequeno Pássaro colocando uma 'twiteira' no Big Brother e fazendo com que os próprios participantes postassem mensagens em 140 caracteres.
O Twitter criou uma proximidade entre as celebridades e as pessoas de verdade, em todos os sentidos. Celebridades antes super distantes como William Bonner por exemplo, puderam se aproximar do público e, consequentemente (sinto falta da trema...), de si próprios mostrando que também são pessoas de verdade e, como tal, são bobas, divertidas, legais ou até um pé no saco.
Depois dessa ferramenta o anônimo saiu do anonimato através dos RT e das Mentions de pessoas influentes e pode até ter o seu nome publicado em uma revista ou ir parar em um reality show. Cada pessoa tem o direito de fazer uso disso como achar que deve. Humoristas usam para testar suas piadas, outros para colecionarem processos (vide @danilogentili), blogueiros para criar 'teasers' para suas postagens e divulgarem seus ideais e gente influente como @marcelotas para ganhar um $$ fazendo tweets patrocinados.
É claro que, como na vida real, o mundo virtual também valoriza o cara famoso e influente e, sendo assim, todos querem ficar famosos e ganhar seguidores a todo o custo  aí abre-se um espaço para hackers e programadores que têm a capacidade criar scripts que permitem o aumento em massa desses seguidores. Eu testei alguns mecanismos para aumentar a quantidade de pessoas que me seguiam e os resultados que consegui são úteis apenas para aqueles que se preocupam com números. Pessoas não são números e logo descobri que o boca a boca nessa ferramenta é bem mais útil do que o script.
twitter2
Nesse ponto abre-se uma outra questão que eu, pessoalmente, acho fantástica: Só ganham seguidores aqueles que conseguem manter as pessoas interessadas! Aqueles que interagem com o seguidor e faz com que ele fale de você para outras pessoas. E assim o mundo melhora de verdade, porque para isso ser possível a pessoa tem que ser inteligente, engraçada e ter conteúdo, se não me engano, isso foi tudo o que a Televisão tirou das mentes das pessoas durante todos esses anos. Depois do Twitter eu vejo jovens lendo notícias, sabendo o que tem acontecido no mundo, a censura do Google na China, os blogueiros em Cuba. Eu vejo jovens se informando, lendo mesmo! Para poderem rir de piadas como as dos humoristas do programa CQC da rede Bandeirantes.
Eu acho que mesmo que o Planeta não tenha retorno o passarinho conseguiu acender uma luz no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário