Páginas do Planeta. Click e descubra!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

África e identidade nacional


O que vc fala quando te perguntam de onde vc é? Vc fala a sua cidade, seu bairro, sua rua certo? Sabe o que fala um africano quando lhe perguntam de onde ele é?  Ele responde Africa, o nome de seu continente.
africa
Existem por aí, pelo mundo afora, países pobres e miseráveis, pessoas vivendo em condições subhumanas, mas nenhum continente é tão devastado quanto a África. Historicamente dominada, explorada, dividida e dilacerada. Teve seus povos sequestrados e sua cultura desprezada um gigante sem defesas. Essa é a africa!
A quantidade de países com problemas de guerra e as divisões de território que não respeitavam as línguas nem os limites tribais dificultaram a criação de identidade nacional, ou seja, os cidadãos não se reconhecem nacionalmente dentro dos países em que vivem. A intimidade com a terra, com o chão em que nasceram, com a natureza e com a paisagem fazem a formação do indivíduo africano que, sem delimitação de país, o faz ter o nome de seu continente como sua nacionalidade.
De onde vc é?
Africa!
O que vc é?
Africano!
Isso é muito comum mesmo. Na USP, faculdade de Letras, os alunos de intercâmbio que vinham de países como Senegal, Moçambique respondiam como os exemplos acima quando eram perguntados de onde vinham…
Pra gente é difícil imaginar responder Americano à uma pergunta dessas por dois motivos:
Primeiro porque os Estados Unidos têm a dominação territórial do continente e, por conta disso, só os cidadãos dos EUA podem responder AMERICANO à essa pergunta. (é preciso se pensar sobre isso, a América é nossa e só os EU são deles!!!)
Segundo porque o brasileiro, por bem ou por mal, teve a oportunidade de criar uma identidade nacional através de símbolos, cultura, história (mesmo q montada) e literatura que nos permite hoje identificarmo-nos como Brasileiros…
É fato que nossos heróis morreram e hoje estamos totalmente órfãos, embora ninguém sinta, mas é a conversa com esses mesmos heróis que têm ajudado países como Angola e Moçambique a contruir a identidade nacional de que tanto se fala.
Pois é! Essa foi a minha homenagem ao continente Mãe, o gigante e indefeso de outrora que estará em foco por algum tempo por causa do futebol. Que não se esqueça dele depois de todo o circo!
Andando pra frente porque o Planeta não tem Retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário