Páginas do Planeta. Click e descubra!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Onde está a política?

 

 

As pessoas no Brasil normalmente não gostam de se aproximar da política, às vezes por não entenderem ou porque acreditam que a política não tem nada a ver com a vida real...
E agora agente se depara com essa situação estarrecedora no Rio de Janeiro.
Essa guerra armada nas ruas me fez perguntar: Onde está a política realmente?
Se olhamos em volta, nas ruas, nos carros, nos congestionamentos,  as escolas, os empregos, as moradias, toda a infraestrutura que deveria ser mantida com o dinheiro do suor da sua labuta diária, dinheiro esse que você é obrigado a ceder ao governo, ou seja para a política, para que a sua vida seja facilitada (pelo menos teoricamente) o que é que vemos?
Você passa mais tempo do que precisa no trânsito, as suas crianças não têm creche, você não tem segurança, nem a possibilidade de qualificação para aumentar o seu salário, é difícil demais melhorar de vida. E isso tudo por causa da política, da péssima política que criamos no nosso país.
A Europa está passando por uma momento financeiramente muito difícil e por conta disso o governo português criou uma política de austeridade onde teve que diminuir os salários e aumentar os tributos. O país entrou em greve.
O país inteiro entrou em greve por 24horas e a greve teve 75% de aderência. Eles sabem que se a política está ruim no país é o povo quem paga, mas não aceitaram pagar por tudo sozinhos.
Antes de perguntar porque isso não acontece no Brasil, país onde o salário mínimo é realmente mínimo e onde os tributos os são três vezes maiores do que os de Portugal devemos levar em conta a capacidade da população de entender a política.
A política no Brasil é cercada de caciques e envolve não só os governos mas todos os meios de comunicação em massa. Existe uma constante luta por poder e por dinheiro, quem pode mais no momento é quem manda. Eu tenho a impressão que ninguém sabe realmente o que está fazendo, ninguém é especialista em nada em relação à políticas no Brasil  e o que norteia o dinheiro dos impostos e as políticas públicas são as conveniências. Assim sendo não é conveniente que a população saiba de verdade o que esta sendo feito ou que realmente acontece debaixo dos panos imundos do Palácio do Planalto.
Eu passei parte da minha infância e adolescência em Portugal e sei que nas escolas existem disciplinas como Educação e Moral Cívicas e nas aulas de Geografia e História somos obrigados a entender a política dos países e as motivações de alterações de fronteiras e das guerras. Nas escolas que eu frequentei no Brasil, não tive matérias de Educação, mas as aulas de geografia também eram sobre política. Não estou dizendo que a escola européia é melhor do que a brasileira, todos sabem que é verdade, mas a qualidade não esta na diferença do conteúdo essa qualidade é inserida na maneira em que esse conteúdo entra no aluno. Na europa o aluno é motivado a ficar na aula e a aprender para não ser enganado e ninguém quer ser enganado.
Aqui no Brasil falta essa parte, a parte que diz ao aluno que se ele não aprender que se ele não souber ele será enganado o resto da vida. É um circulo vicioso perfeito para a corrupção sem medidas e para o caciquismo político que temos aqui no Brasil.
Não é desculpa para o cidadão dizer que  não entende de política para não se envolver, todo mundo sabe onde o calo aperta quando as coisas estão difíceis, todo mundo deve exigir e cobrar para que a parte que lhe cabe dos impostos seja bem gasta. Nós temos o direito de exigir e de nos manifestar contra as políticas que estão em vigor no país, afinal quem é que paga a conta?

Salvem-se pois esse planeta não tem retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário